Legado – Mudando o mundo a nossa volta

Legado - Mudando o mundo
Mudando o mundo plantando sementes

A percepção do propósito está profundamente conectada a maneira como afetamos as pessoas ao nosso redor. Quando perguntamos se o nosso propósito é algo que pode mudar o mundo [Artigo: O propósito do líder], estamos nos referindo a como afetamos a vida das pessoas a nossa volta, seja no raio mais próximo como amigos e familiares ou mais longínquo como nossa comunidade, região ou planeta, isso é criar realidade, é também construir um legado.

No sentido cultural, legado é algo que deixamos e pelo qual seremos lembrados, é muito mais que uma visão romântica. Nesse artigo vamos discutir porque a consciência do legado que estamos construindo é tão importante. Não somente para percebermos o nosso propósito, mas também para obtenção de resultados práticos.

Apesar de a percepção de propósito ser um pouco diferente para cada indivíduo, contribuir de forma positiva na vida de outras pessoas, é quase sempre determinante para sentirmos que estamos vivendo o nosso propósito.

Perceber o nosso propósito passa então por entender como o que fazemos, pode afetar as vidas das pessoas a nossa volta.

Quando quando aproveitamos a jornada, deixamos um pouco de nós nas outras pessoas e também recebemos em troca. Criamos uma realidade nova a cada dia, e mesmo que os objetivos sejam alterados, e acredite eles serão, a satisfação e realização estarão sempre presentes.

E quando os objetivos mudam?

Todos temos objetivos a atingir, buscamos resultados e isso é muito importante, no entanto, não existe fim para essa busca. Quando atingimos os objetivos atuais, iniciamos outros e assim sucessivamente. Perceba que estamos quase todo o tempo buscando e apenas poucos momentos de fato aproveitando as conquistas. Outra coisa também importante e celebrar, marcar quando um ciclo termina e outro começa, isso será assunto de outro post.

O que acontece quando o ano termina e novas metas são estabelecidas? Ou quando mudamos de emprego e toda a estratégia e objetivos são completamente diferentes?

Muitas vezes nesses momentos nos questionamos sobre o que de fato estamos fazendo, o que estamos construindo de verdade. Passamos a acreditar que ter o próprio negócio talvez nos traga essa realização. Isso acontece porque sendo o dono da empresa fica mais fácil percebermos o quanto fazemos a diferença na vida de outras pessoas, principalmente funcionários e clientes.

Como líderes, de outras pessoas ou de nós mesmos, afetamos diretamente a vida de muita gente e temos a oportunidade incrível de mudar um pouco do mundo a nossa volta todos os dias. Construir esse legado a cada dia, fazendo algo que amamos, é o segredo para viver o nosso propósito.

Perceba, o que realmente importa é a jornada, sempre teremos objetivos para atingir, mas a jornada é que muda o mundo e constrói resultados.

O “como” é tão importante quanto o “o quê”

As organizações estão cada vez mais valorizando a forma como os resultados são entregues. Metas atingidas tem muito mais valor caso a jornada tenha contribuído de forma consistente para o desenvolvimento e bem-estar das pessoas envolvidas.

Participando de processos de avaliação de desempenho em diferentes organizações nos últimos dez anos, observo que a valorização de profissionais com habilidades de relacionamento, resiliência, comunicação e gerenciamento de conflitos é cada vez maior. Tudo porque entregar resultados deixando “corpos” pelo chão é algo cada vez menos sustentável.

Outra tendência crescente nas organizações, que valoriza a jornada e as lições aprendidas, é a de estimular o erro. Estimulação de forma controlada, rápida e o mais barato possível. Práticas como design thinking, prototipagem, mínimo produto viável e Job to be done, obtém muito mais insumo do processo (jornada), que do resultado.

Contribuir para o desenvolvimento de outras pessoas e com isso atingir os resultados esperados, isso, é liderança sustentável.

Esses aspectos demonstram que construir um legado, é muito mais que romantismo. Se trata de viver de forma plena e entregar resultados consistentes para as organizações e para o mundo. Ser reconhecido por isso é consequência e mera questão de tempo.

14 Shares:
5 comentários
  1. Parabéns pelo artigo publicado!
    Gostei muito desta frase sua “Contribuir para o desenvolvimento de outras pessoas e com isso atingir os resultados esperados, isso, é liderança sustentável”.

Deixe uma resposta
Talvez você também goste