Perceba o seu propósito

Perceber o nosso propósito é um caminho não um busca

Perceber o nosso propósito é muito mais que responder perguntas, é sentir. As quatro perguntas que citamos no post “O propósito do líder” ajudam a conceituar o que o propósito deve ser. Mas antes de tudo, a resposta deve fazer sentido para você.

Algumas pessoas me perguntam — “Como saber se isso ou aquilo é o meu propósito de fato ou é algo que estou inventando, imaginando?”

Não existe outra realidade senão aquela que criamos para nós mesmos. Criamos o nosso propósito assim como tudo mais a nossa volta.

Você quer perceber, criar o seu propósito? Saia do piloto automático, exercite a presença e mantenha o “radar ligado” para os momentos especiais que fazem você sentir-se bem e realizado.

Surpreenda-se ao descobrir que esse momento, muito provavelmente, estará ligado a sua interação com outras pessoas.

Uma vez, um amigo me procurou para conversar. Ele estava insatisfeito, não se sentia realizado na carreira, não percebia propósito no trabalho. No entanto, ele também enxergava na própria esposa o oposto.

Ele via o brilho nos olhos dela ao contar como tinha sido o dia. Como a satisfação dos seus clientes a fazia levantar todos os dias querendo fazer mais e melhor, buscando a excelência um projeto após o outro.

Depois de algum tempo de conversa percebemos juntos como é difícil encontrar realização profissional sem poder, de alguma forma, ver no rosto de outras pessoas, a satisfação pelo resultado do nosso trabalho. Ser admirado é, no final do dia, o que nos realiza.

Nem todos são assim, muitos têm necessidades diferentes e encontram realização de fato em atividades menos interativas, isso realmente depende da personalidade de cada um.

Um artista, por exemplo, muitas vezes encontra realização na pintura de um quadro. Ainda assim, ele pintaria um quadro se soubesse que ninguém iria vê-lo? Alguns sim, outros não.

O propósito dele é pintar o quadro, ou é expressar sua arte e poesia para outras pessoas?

Essa é uma pergunta retórica, muito mais para provocar reflexão do que para ser respondida.

Estar presente, sentado no próprio corpo como gosto de dizer, nos permite perceber os detalhes das coisas, os sentimentos envolvidos em cada momento.

Mesmo quando não somos tão relacionais, a admiração de outras pessoas nos traz realização.

Esse á apenas um caminho para percebermos o nosso propósito, funcionou para mim e pra muitos outros, pode funcionar para vocês. Não é o único, cada um tem uma percepção exclusiva da realidade e isso afeta como experimentamos o mundo e a vida.

Parta do início, de você, conecte-se consigo mesmo. Para se conectar a outras pessoas a sua ponta do cabo não pode estar solta, você entende?

Ouça os sons a sua volta, sinta o calor, o frio, o chão nos seus pés e o ar ao seu redor. Isso é ter a sua ponta do cabo conectada. A partir daí tudo muda.

Perceber o nosso propósito passa por entender que não há busca, tudo está dentro da gente.

1 Shares:
4 comentários
Deixe uma resposta